Benefícios da Automação para o Meio Ambiente

 

A indústria precisa – e deve – investir na automação de processos para minimizar os impactos de suas atividades. A necessidade de promover melhorias nos processos industriais é fundamental e deve ser contínua, com a busca incessante pela atualização tecnológica dos sistemas de controles industriais, juntamente com a melhor produtividade e maior eficiência.


A automação industrial pode, por exemplo, minimizar a emissão de poluentes e evitar o desperdício de água. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, as indústrias consomem cerca de 20% do total de água tratada no país. Neste sentido, é papel delas investir no reuso da água utilizada, deixando de consumir água tratada pelas companhias de saneamento. E isso pode ser feito por meio de um processo totalmente automatizado.

Assim, a tecnologia de automação é responsável por gerar novos conhecimentos e técnicas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, permitindo que a produção industrial tenha um consumo cada vez menor de insumos naturais, maior reciclagem de matérias-primas e maior eficiência nas linhas de produção.

(via: Siembra Automação)