Índice de Automação do Mercado Brasileiro aponta que empresas estão investindo mais em tecnologia

IoT e automatização de processos vêm ganhando espaço, principalmente no setor de comércio e serviços. Empresa de Bauru, por exemplo, criou um supervisório online de monitoramento 24h.

A indústria da tecnologia da informação cria, todos os dias, as mais diversas soluções para facilitar a rotina das empresas no sentido de prever e resolver problemas através de comandos remotos e online, por meio de aplicativos instalados em smartphone, tablet ou computador. Mas, como está a automatização das empresas atualmente? Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou que dos 24 setores produtivos da indústria no Brasil, 14 possuem alguma deficiência ou não adotaram ainda tecnologias digitais e automatizadas. Segundo o IBGE, estes 14 setores representam cerca de 40% da produção industrial do Brasil. Portanto, pouco mais metade de tudo que é gerado no país parte de indústrias que ainda não adotaram tecnologias como da Indústria 4.0.

Por outro lado, o setor de TI pode se animar com um crescimento expressivo de investimento em tecnologia em outros setores, como comércio e serviços. O Índice de Automação do Mercado Brasileiro 2020 – que mensura o nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços – apontou um crescimento de 3% de 2019 para 2020, com destaque para comércio e serviços, onde a índice de automação cresceu 11% de 2017 a 2020.