DPM Metrofor

O projeto trata do fornecimento e instalação de 06 (seis) conjuntos de equipamentos para o sistema de acionamento, automação e proteção de portões do sistema de isolamento da via metro ferroviária do Metro de Fortaleza (METROFOR).

O conjunto de equipamentos será composto de automação (lógica e interface); sensoriamento (sensores) e comando (acionamento dos motores), sendo que os três componentes trabalharão simultaneamente detectando a aproximação dos trens e ligando o acionamento e posteriormente a sua saída desligando-o. Este deverá ser composto por detectores de presença, de confirmação de passagem de emergência e de acionamento do sistema.

Os quadros de automação e comando deverão dispor de alimentação ininterrupta, pois na falta de fornecimento de energia da concessionária, os sistemas deverão continuar em operação, não havendo paralisação em seu funcionamento com autonomia mínima de 12 horas.

Os portões deverão ser monitorados por um programa aplicativo de supervisão baseado em uma plataforma SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) em que todos os dados do sistema (status de cada passagem de nível, horários de passagem, tipo de defeito, velocidade, etc.) são disponibilizados em um servidor onde o sistema pode ser visualizado de forma amigável, possibilitando a rastreabilidade dos históricos dos dados de cada Portão. Os dados deverão ser enviados via comunicação GPRS (General packet radio service).